sexta-feira, maio 31, 2002

Time Line

Esta idéia eu já vi antes, não lembro direito onde. Acho que foi numa crônica do Luiz F. Veríssimo, ou numa adaptação para a TV: os personagens aparecem acompanhando várias copas do mundo e a cada copa as roupas são diferentes, o momento político é diferente e a vida de cada um está diferente. A vida ritmada pelos 4 anos que separam uma copa de outra, resolvi tentar este exercício de memória e vou relatar abaixo as minhas lembranças de copas do mundo, misturando lembranças ligadas diretamente à copa com lembranças pessoais de cada época, formando assim uma linha do tempo em 8 episódios


Copa do México, Brasil tri-campeão
Em 1970 eu tinha apenas 3 anos de idade e obviamente eu não lembro de nada, meu pai me disse que a família nem tinha TV em casa nesta época...


Copa da Alemanha, Alemanha bi-campeã
Em 1974 , com 7 anos eu estava mais interessado em jogar bola do que assistir a jogos, uma das poucas lembranças que tenho desta copa é a imagem de meu pai com a cabeça pra fora da janela de casa me contando : "1x0" , e depois: "2x0" , e ainda alguns minutos depois :"3x0!!!", eu estava jogando bola no quintal , e me parece que o Brasil precisava ganhar por 3 gols de diferença para se classificar. Fiquei sabendo da eliminação pela Holanda enquanto estava jogando bola no campinho do lado de casa, fiquei indiferente, estava mais preocupado em ganhar o jogo em que participava. Pois é : passei toda a minha infância jogando bola com os pés descalços na rua.


Copa da Argentina, Argentina campeã
1978. com 11 anos todo garoto é meio fanático por alguma coisa, eu era por futebol, colecionava album de figurinhas e ia a campo torcer pelo Atlético, e jogava todo dia. A copa da Argentina foi um evento grandioso pra mim naquele ano, lembro dos gols do Roberto Dinamite, daquela enxurrada de bolas na trave contra a Polonia, e principalmente da vergonhosa marmelada envolvendo o Peru e a Argentina, foi uma espécie de perda da inocência, descobri que existiam muitas coisas além do que se passava dentro do campo, foi muito triste.


Copa da Espanha , Italia tri-campeã
Eu estava estudando em 1982, no segundo grau com 15 anos, já me interessava mais por meninas e rock do que pelo futebol, mas não conseguia ficar indiferente ao maravilhoso meio de campo daquele time: Zico, Falcão e Sócrates ! Lembro que quase quebrei o braço comemorando aquele segundo gol contra os russos na estréia. E o drama maior foi a tragédia de Sarriá, se um time daquele podia perder, então nada mais fazia sentido naquele esporte.


Copa do México , Argentina bi-campeã
Em 1986 eu já estava na faculdade, e não jogava mais futebol na rua com os outros garotos, só estudava e começaria a trabalhar no ano seguinte, com 19 anos, os problemas amorosos eram os mais importantes, a copa do mundo não me interessava tanto, era a mesma seleção de 1982, porém envelhecida e errando muitos pênaltis, lembro que vi poucos jogos e não gostei de nenhum.


Copa da Itália , Alemanha tri-campeã
23 anos e muitas incertezas na cabeça, não sabia se terminava a faculdade ou tentava outra, não sabia se trabalhava nisso ou naquilo, muitas burradas feitas, e até um curso de cinema de 1 ano concluido naquele ano. Mulheres, problemas, muito rock e bebidas. Confesso que não assisti NENHUM jogo desta copa, só lembro de ver o Brasil sendo eliminado pelos Argentinos na casa de uma namorada e eu achando bom, indiferença total, e aquela seleção brasileira era mesmo a mais medíocre que eu já tinha visto.


Copa dos EUA , BRASIL TETRA
Como tudo mudou! Com 27 anos eu estava casado, com emprego bacana e muitos bons planos na cabeça, lembro de estar frequentando cursos de UNIX durante a copa, lembro de dias frios e jogos assistidos embaixo do cobertor com a minha amada, lembro da festa, daquele baixinho milagroso, lembro da Marcia estranhar que as minhas mãos suavam durante a partida final.


Copa da França , França Campeã
Foi a melhor copa da minha vida, eu sei, nós perdemos, mas foi muito bacana acompanhar tudo aqui pertinho da França, eu estava com 31 anos e trabalhando na Comissão Européia em Bruxelas, e a copa parecia um campeonato estadual, todo dia era dia de tirar um sarrinho com a cara dos Italianos, Espanhois, Holandeses, Belgas e todos os que passavam pela frente, era super "chique" ser brasileiro, mas o foda foi aturar os Franceses depois de tudo.... eles pegaram no meu pé pra valer , e isso dura 4 anos ! eu não aguento mais!!

E hoje começa o nono capítulo desta história, e eu gostaria muito que meus amigos que tem blog fizessem também este agradável exercício de memória e escrevessem os seus breves relatos de copas passadas, e quem não tem blog me escreva que eu publico aqui.






Nenhum comentário: