segunda-feira, julho 31, 2006

Com o advento da web 2.0 e da popularização dos mecanismos de expressão pela Internet (blogs, flogs, vlogs, podcasts, etc...) e do incrível poder de distribuição de web feeds (RSS/Atom), algumas pessoas estão se destacando nessa "nova mídia" , conseguindo superar o estigma de ser "famoso para 15 pessoas", como disse um famoso artigo do NYT, e ainda ultrapassando níveis de "audiência" das mídias tradicionais, como rádio e TV. Algumas até conseguiram largar do emprego e viver apenas dessa popularidade on line. Um excelente artigo do The Wall Street Journal mapeia alguns desses fenômenos, veja alguns exemplos abaixo:

* Jeff Macpherson, que com seu vlog chega a 300.000 "espectadores" por episódio.
* Amanda Congdon, negocia espaço publicitário em seu vlog por até 40.000 dólares.
* Askaninja.com com quase 1 milhão de views no YouTube.
* Judson Laipply, que é autor do vídeo mais visto no YouTube com mais de 30 milhões de views , chegou a aperecer meia hora num show na final da NBA.
* A garota Brookers, que com 10 milhões de views de seus vídeos caseiros no YouTube, fez contatos com a MTV e NBC.
* Matt Harding, criou um vídeo onde ele aparecia dançando em vários lugares do mundo, acabou sendo patrocinado para uma viagem a 38 paises.
* Christine Dolce, com mais de um milhão de amigos no MySpace, cobra 5.000 dólares por suas aparições.
* Scott Lapatine, com seu mp3blog Stereogum, recebe faixas inéditas de grandes gravadoras e vive da publicidade do seu blog.
* Rebekka, com suas fotos no Flickr foi descoberta pela Toyota e convidada para fazer uma campanha publicitária da empresa.



New Media Power List

Um comentário: