quarta-feira, junho 05, 2002

Alexandre e as Copas

Meu amigo Alexandre, que toca no Electric Lazybirds e faz(fazia?) o fanzine Imaginary Friends, fez a sua história pessoal das copas. Como ele não tem weblog ("Blog é coisa de maricón", ele diz) eu publico aqui as suas memórias.

1970.
Não tenho muito o que falar da copa de 1970, exatamente por não me lembrar muito dela, haja visto que eu tinha somente 2 anos. Além da euforia com a copa, meus pais partilhavam de outra alegria, o nascimento do meu irmão, em 25 de Julho daquele ano. Hoje, quando vejo os lances daquela copa, imagino a euforia dos brasileiros com um time daqueles.

1974.
Tenho poucas recordações da copa de 74. Lembro vagamente de ver meu pai e uns amigos na sala assistindo e vibrando com os jogos e a minha mãe me explicando que era um jogo muito importante para o Brasil. Sinceramente não me lembro mais de nada. Muito tempo depois fui saber que o Zagallo era o técnico e que, como sempre, dado a frases de efeito, disse que o brasil esmagaria a “laranja mecânica”, apelido dado à sensação daquela copa, o escrete holandês. A história mostra que não foi bem assim.

1978.
Dessa copa eu já me lembro perfeitamente, já tinha 10 anos e começava a me interessar em assistir jogos de futebol. Lembro de assistirmos ao vergonhoso jogo em que a Argentina venceu os vendidos do Peru por 6x0, e lembro como se fosse hoje a raiva que eu senti vendo aquele resultado. Dias depois ficamos sabendo que os jogadores do Peru foram recebidos em seu País com uma chuva de moedas atiradas pelos torcedores. Saímos daquela copa como campeões morais e invictos. Grande coisa!

1982.
Em 1982 eu já acompanhava a copa como um verdadeiro torcedor. Lembro de ouvir meu pai e seus amigos elogiarem a seleção (tempos depois vi que era uma seleção fantástica mesmo). Lembro de ter assistido à “Tragédia de Sarriá” e, não tenho vergonha de dizer que chorei. Chorei mesmo.

1986.
Na verdade tenho muito poucas lembranças desta copa. Na época curtia uma certa birra pelo jogador Zico, de tanto que a Rede Globo enchia a bola do cara. Quando o “galinho” perdeu o penal contra a frança eu lembro de ter falado: “E agora Galinho??”. Hehehehe!!

1990.
Acho que essa foi uma das piores seleções brasileiras que tenho lembrança. Tendo como comandante um técnico medíocre (Lazaroni). De início houve o problema com o patrocinador da seleção, quando os jogadores cobriram com a mão o logotipo na foto oficial. O resultado não poderia ser diferente, um fracasso. Esta seleção ficou marcada como a “Era Dunga” do futebol brasileiro. O maior prazer foi ver a Argentina perder para a Alemanha. Maravilha!

1994.
A copa dos EUA foi uma das mais gostosas que assisti. Estava no começo do namoro (com a minha mulher) e assistíamos aos jogos juntos (apesar de ela não ligar muito para futebol). No dia da decisão reunimos uma turma na casa de um primo para assistirmos ao jogo regado a batidinhas e salgadinhos. Foi um sofrimento danado mas compensou. Depois do jogo saímos à rua para ver a festa do povo. Foi muito bacana.

1998.
Em 98 eu já estava casado e foi a primeira copa que assisti em minha própria casa. Como a maioria dos brasileiros não estava nada empolgado com a seleção, apesar de achar que tínhamos alguns valores que podiam desequilibrar. Poucos dias antes da copa tínhamos (eu e minha mulher) viajado à Europa, e pudemos ver Paris toda enfeitada para a copa. Mal sabia eu que o nós perderíamos para os próprios, num jogo cercado de “mistérios”.

2002.
Essa é a primeira copa que passamos com nossos filhos, e estamos adorando isto, apesar de que não acordaremos nas madrugadas para assistir a jogo nenhum. A seleção, se não encanta, pelo menos tem bons jogadores. Vamos esperar pra ver no que dá.

Nenhum comentário: