quinta-feira, maio 13, 2004

3 filmes no cinema




  1. Secret Window

    Uma das coisas mais comuns que aparecem em críticas de filmes são abordagens do tipo "filme de autor" , onde mesmo se o diretor tem 2 ou 3 filmes, o crítico percebe "obsessões" e "estilo" em filmes de grandes estúdios feitos por cineastas "operários" da grande fábrica de sonhos, desses que pegam o primeiro roteiro bem pago que aparecer na frente. David Koepp (que dirigiu Secret Window) poderia ser um desses, tem apenas 4 direções no currículo e nenhum grande sucesso. Mas o que o faz diferente dos outros é que ele é também roteirista, entre seus trabalhos estão : Carlito's Way, Mission: Impossible, The Trigger Effect(também direção, um excelente filme infelizmente pouco visto), Snake Eyes, Stir of Echoes (também direção, um ótimo filme B), Panic Room e Spider Man. Resumindo: o cara é um "operário" de talento.
  2. The Butterfly Effect

    Bacana, gosto muito de filmes que falam de viagens no tempo, acasos, pequenas mudanças que mudam destinos. E esse é até bem resolvido, mantém um clima de suspense que se sustenta o filme todo.
  3. Starsky and Hutch

    Não gosto quando o cinema se submete a outras formas de arte, desde sempre a influência da literatura e do teatro existiu, mas o cinema tem sua linguagem própria, não precisa ficar atado a outras estruturas, prefiro o cinema puro, sem referências, ultimamente o cinema comercial vive muito de adaptações de HQ e da TV, quem diria, a TV esteve sempre no último lugar na hierarquia das artes, e agora o cinema deu pra buscar lá sua inspiração. O mais irônico nisso tudo é que hoje existem séries de TV tão boas, ou até melhores que os filmes recentes, é só esperar agora pela "adaptação" de algo como "24" no cinema, será possível?

Nenhum comentário: