segunda-feira, agosto 30, 2004

A Paternidade, por Bob Harris



"O dia mais assustador da tua vida é o dia em que o teu primeiro filho nasce. A sua vida como você a conhecia, terminou para sempre. E então eles aprendem a andar, a falar, e a gente quer ficar com eles, e eles se transformam nas pessoas mais fantásticas que você vai conhecer na tua vida."


Bob Harris (Lost in Translation)

quinta-feira, agosto 19, 2004

multiply or cut?







a questão que várias pessoas se perguntam : multiplicar suas
ferramentas de comunicação e publicação na web, ou cortar tudo e
reduzir ao mínimo necessário?

segunda-feira, julho 12, 2004

del.icio.us/martian


Sistema novo pra acompanhar minhas andanças pela web. Uma idéia simples e muito bem executada: um sistema catalogado como : "social bookmarks manager", que permite de uma maneira fácil, rápida e clara de bookmarquear qualquer página da internet e compartilhar o bookmark numa página pessoal. Explorem o sistema , é bem bacana.

quinta-feira, maio 27, 2004

Barbara



A Barbara chegou, e eu descobri o sentido da vida.

segunda-feira, maio 24, 2004

DVD Post



Entrei num esquema de locação de DVD por internet : DVDPost.be. Tudo é feito pelo site, os DVDs chegam e são devolvidos pelo correio. Pago uma taxa fixa por mês (19.95 euros) e posso alugar 2 DVDs simultaneamente, sem prazo pra devolução, e quando devolvo um (via envelope pré-pago), vem outro em substituição. Bem prático, o acervo é bom (uns 6000 filmes), e os DVDs chegam rápido. O sistema é o mesmo do americano Netflix e é bastante popular em Londres e em outras grandes cidades.

quinta-feira, maio 20, 2004

Mais 3 filmes no cinema




  1. Mariages

    Típica comédia de costumes francesa. Filmes como esse são lançados aos quilos todos os meses na França, a fórmula é simples: aglutine todos os personagens numa festa de casamento e deixe os podres familiares aparecerem. Adicione o típico mau-humor e rabugice dos franceses, uma série de atores do segundo escalão e pronto. O resultado é bem chato.
  2. Podium

    A história de um imitador (cover) de um dos maiores ídolos da música popular (brega) francesa : Claude François, que morreu em 1978 de uma maneira bem estúpida: num curto circuito ao tentar trocar uma lâmpada no banheiro. O ator principal é o divertido belga Benoît Poelvoorde, mas genial mesmo é o cara que imita o Michel Polnareff (Jean-Paul Rouve), ficou muito parecido.
  3. La Mala Educación

    Encontamos os mesmos personagens do universo de Almodovar, gays, travestis, padres perversos e toda uma série de tipos detestáveis. Trata-se de um filme noir, com a narrativa complexa típica do gênero, pontos de vista diferentes que constroem uma história em camadas que se completam. Essa narrativa é brilhante, é o melhor do filme , os atores também estão ótimos. Almodovar aproveita pra citar Billy Wilder em dois momentos: quando dois personagens vão ao cinema depois de armar um ato sórdido, assistir Double Indemnity e quando o personagem cineasta recorta notícias de "faits divers" dos jornais em busca de idéias para um novo filme, esse era um hábito do próprio Billy Wilder.

Photoblogging


Estou testando o novo brinquedo do Blogger, uma espécie de fotolog via blog. Tem muitos recursos, resize automático, todas as configurações possíveis de um blog, e nenhum limite de tamanho nem de quantidade de fotos. As fotos ficam hospedadas nas máquinas do Blogger gratuitamente, pra isso é preciso instalar um programinha(Hello).
Tudo tá explicadinho aqui

domingo, maio 16, 2004

Dark Water




Vi na TV Digital o J-Horror "Dark Water" do Hideo Nakata, o mesmo de "Ring". O filme é ótimo, mas não é disso que eu quero falar agora, o mais bizarro é que ele foi refilmado nos USA (isso não é bizarro, já fizeram o mesmo com Ring), o insólito é que o diretor é o Walter Salles ! Afinal de contas o Waltinho quer ser um "autor", uma espécie de Kiarostami do sertão ou um "operário" de Hollywood ? (ver post precedente). Mas o bacana desse remake é a participação da criança mais linda do cinema : Perla Haney-Jardine, aquela de Kill Bill Vol 2.

quinta-feira, maio 13, 2004

3 filmes no cinema




  1. Secret Window

    Uma das coisas mais comuns que aparecem em críticas de filmes são abordagens do tipo "filme de autor" , onde mesmo se o diretor tem 2 ou 3 filmes, o crítico percebe "obsessões" e "estilo" em filmes de grandes estúdios feitos por cineastas "operários" da grande fábrica de sonhos, desses que pegam o primeiro roteiro bem pago que aparecer na frente. David Koepp (que dirigiu Secret Window) poderia ser um desses, tem apenas 4 direções no currículo e nenhum grande sucesso. Mas o que o faz diferente dos outros é que ele é também roteirista, entre seus trabalhos estão : Carlito's Way, Mission: Impossible, The Trigger Effect(também direção, um excelente filme infelizmente pouco visto), Snake Eyes, Stir of Echoes (também direção, um ótimo filme B), Panic Room e Spider Man. Resumindo: o cara é um "operário" de talento.
  2. The Butterfly Effect

    Bacana, gosto muito de filmes que falam de viagens no tempo, acasos, pequenas mudanças que mudam destinos. E esse é até bem resolvido, mantém um clima de suspense que se sustenta o filme todo.
  3. Starsky and Hutch

    Não gosto quando o cinema se submete a outras formas de arte, desde sempre a influência da literatura e do teatro existiu, mas o cinema tem sua linguagem própria, não precisa ficar atado a outras estruturas, prefiro o cinema puro, sem referências, ultimamente o cinema comercial vive muito de adaptações de HQ e da TV, quem diria, a TV esteve sempre no último lugar na hierarquia das artes, e agora o cinema deu pra buscar lá sua inspiração. O mais irônico nisso tudo é que hoje existem séries de TV tão boas, ou até melhores que os filmes recentes, é só esperar agora pela "adaptação" de algo como "24" no cinema, será possível?

quarta-feira, maio 05, 2004

Win Noise

Bem bacana : música feita apenas com o programinha windows SNDREC32.EXE.

Link:
Win Noise

terça-feira, maio 04, 2004

Wandula no dia das mães

domingo, abril 25, 2004

Kill Bill Vol 2

Fantástico. E não é que o velho Tarantino, auxiliado no roteiro pela recém-mamãe Uma Thurman, fez um genial filme sobre a maternidade? Pois é , a Marcia adorou. E a música? ele usou um hit dos playlists da Marcia : Shivaree "Goodnight Moon", até parece que o filme foi feito pra ela. E aquele mariachi no final? que foda : Chingon :"Malaguena Salerosa" , a banda do amigo Robert Rodriguez. O Quentin sabe tudo , tem um domínio do ritmo de um filme como ninguém, uma montagem perfeita, uma edição de som impecável, é puro prazer, é sentar na poltrona e se deleitar.

segunda-feira, abril 12, 2004

7 blogs e um pedido


Os seguintes blogs fazem parte da minha leitura cotidiana, e são hospedados no sistema do Blogger, que já disponibilizou há algum tempo o serviço de syndication via site feed no formato Atom. Então gostaria de convidar os amigos abaixo a seguirem o exemplo de bons e respeitáveis blogs de família como o Nivel 3 e o Motosserra de Occam e disponibilizarem o site feed nos seus respectivos weblogs. É simples e indolor, basta seguir as instruções explicadas aqui. É só mudar uma configuração e adicionar uma linha de código no template e pronto. Isso vai facilitar pra quem costuma ler blogs via programas newsreaders como o SharpReader ou o Bloglines.


  1. Boneca Caolha
  2. Carninha
  3. Gengivas Negras
  4. Lazy Words
  5. Odio
  6. Orange code
  7. Vodka


4 filmes




  1. Something's Gotta Give
    - Muitos falaram em "comédia romântica da terceira idade", mas na verdade é um "American Pie" da terceira idade, com todos os problemas ligados ao sexo na idade do Viagra, ataques cardíacos, menopausa, etc... Mas com elegância e sofisticação. E o Jack mesmo em um papel mediano é genial, vejo qualquer coisa que ele fizer.
  2. Big Fish
    - Ainda não me recuperei direito da violenta catarse emocional. Foi foda.
  3. American Splendor
    - A vida e a obra de Harvey Pekar, que roteirizava seu cotidiano tedioso em HQ, e teve como desenhista Robert Crumb (entre outros). Achei corajosa a opção de misturar várias técnicas narrativas (quase que excludentes) num mesmo filme. Tem a interpretação do excelente Paul Giamatti no papel do HP, e ainda vemos o próprio Harvey Pekar e seus amigos e colegas em depoimentos documentais num cenário estilizado, assim como imagens de arquivo do próprio Harvey em programas de TV. Poderia ser confuso e indigesto mas foi muito bem dosado e o resultado é fabuloso. Finalmente Paul Giamatti teve um filme como ator principal pra mostrar todo seu talento. Já tinha notado o cara em pontas de filmes do Woody Allen e em Donnie Brasco, teve papéis maiores em Man on the Moon (o fantástico Tony Clifton) , e Storytelling. Chegei a ver um filme infantil só por causa dele (Big Fat Liar), e em Planet of the Apes ele está ótimo debaixo de todas aquelas máscaras de macaco. E neste American Splendor ele fez seu melhor trabalho até agora.
  4. Immortel
    - Bom... a Marcia adorou. Tudo é muito bonito, o trabalho gráfico é caprichadíssimo, os detalhes são primorosos e os cenários são belíssimos, mas o roteiro... ai ai ai, não adianta, não consigo me concentrar com essas coisas meio sci-fi-new-age-cyberpunk, não adianta, me pareceu um Quinto Elemento requentado com Matrix. O tom solene e serioso dos diálogos me dão revoltas no estômago, e a mistura de atores em carne e osso e "atores" 3D não ficou boa.


Jarmusch and Gallo

Na capa da revista Les Inrockuptibles desta semana: Jim & Vincent, duas figuras ímpares do cinema americano. Mas afinal o que eles têm em comum? Pouca coisa no fim das contas, a revista fez esta capa com o pretexto de que seus novos filmes estrearam no mesmo dia em Paris: "Coffee and Cigarettes" e "The Brown Bunny". Eles também já moraram na mesma rua em New York porém raramente se encontravam, mas a Les Inrocks encontrou algo mais que os une: a cineasta francesa Claire Denis, que foi assistente do Jim em "Down By Law", e já dirigiu o Vincent em 3 filmes, entre eles "Trouble Every Day" (que Vincent confessa na entrevista nunca ter visto). Na revista Claire fala sobre as fortes personalidades dos dois diretores.

Links
Les Inrocks
Jim
Vincent

quinta-feira, abril 08, 2004

Rolando no Winamp

Em loop aqui no winamp o disco novo do Devendra Banhart, "Rejoicing in the Hands", ouço sem parar, sem parar, (dica do Gui). Um folk cru e absurdo. Do selo do Michael Gira, aquele do Swans. E por falar em Winamp, veja abaixo um link pra uma entrevista com o criador do soft, Justin Frankel.



Links
DEVENDRA BANHART
Dicas do Gui
The World's Most Dangerous Geek

6 links sobre o Orkut



  1. Alex Antunes pirando

  2. Why Google needs Orkut

  3. Video do Zefrank falando sobre Friendster & Orkut

  4. Digestivo Cultural tentando entender

  5. Search Engine Watch

  6. Thirteen Ways To Save Orkut de Rebecca Blood


domingo, março 28, 2004

6 fragmentos de um fim de semana no pior estilo "querido diário"



  1. Trabalhar no sábado é foda, ainda mais com esse sol lindo lá fora. Como é que pode um programa que funcionou bem ( e nunca foi alterado) durante 4 anos dar pau em plena sexta feira? Pelo menos almoçei num excelente restaurante grego.

  2. O blog do Aitel é muito bom, quando eu crescer quero escrever como ele. Mas uma coisa sempre me intrigou: como é que pode alguém com o nome "Benzberg" ter o Wagner tatuado no braço?
  3. A paternidade é algo fascinante.

  4. Esse Orkut vicia pesado. Tirem as mulheres, crianças e pessoas suscetíveis de perto.

  5. Acho estranho que algo tão útil e interessante quanto os feeds RSS e Atom ainda não sejam tão populares entre a maioria dos usuários da internet. Me parece que ainda estão restritos ao universo nerd.

  6. E ando ouvindo sem parar esse disco aqui.

sábado, março 13, 2004

3 coisas interessantes acontecendo em Bruxelas



  1. Fantastic
  2. Khnopff
  3. Tra La La


domingo, março 07, 2004

2 links importantes sobre produtividade no trabalho



  1. BBC Learning
  2. Técnicas anti-stress

quarta-feira, março 03, 2004

O que o Brasil e a Bélgica têm em comum

Veja que interessante esta notícia :


A fábrica de cervejas belga Interbrew, número 4 mundial, está em negociação com a brasileira AmBev (número 5), a transação pode dar origem à segunda maior empresa do ramo no mundo.

Links
Matéria do jornal La Libre Belgique
Matéria do jornal Le Soir

domingo, fevereiro 29, 2004

26 fragmentos de um dia com Bill Plympton





  1. Ontem foi o dia da "master class" com o professor Bill. 6 horas de aula.
  2. Ele falou do histórico da sua carreira, de desenhista de pornografia no colégio, caricaturista para revistas, cartunista, e finalmente

    animador.
  3. Mostrou trabalhos antigos em animação.
  4. Contou a famosa história do seu primeiro filme, feito numa máquina de raio X, e filmado por engano de cabeça pra baixo, logo só pode

    ser projetado virando o projetor.
  5. Desenhou bastante, mostrando sua técnica e truques para criação de personagens. Tinha uma câmera que filmava sua mesa e projetava no

    telão (veja foto acima).
  6. Explicou a importância das sombras nos seus desenhos.
  7. Mostrou como consegue fazer seus personagens falarem usando apenas 4 frames.

  8. Deu umas dicas bem interessantes como por exemplo : " ao desenhar um rosto de um personagem, aproximar os olhos o nariz e a boca para

    envelhecer o personagem, e afastar estes elementos para um personagem mais jovem ou criança". Faça a experiência, é incrível como

    funciona.
  9. Percebi que o desenho dele pode parecer tosco e mal acabado, mas ele tem um grande domíno técnico.
  10. Ele prefere a simplicidade: lápis de cor e papel branco. Personagens banais e monótonos, que se sujeitam melhor aos absurdos de seus

    roteiros.
  11. Mostrou seus filmes prediletos (de outros animadores). Principalmente um DVD chamado "Avoid Eye Contact".
  12. Falou sobre suas influências : Tex Avery, R. Crumb, Magritte, Jacques Tati, etc...
  13. Disse que adorou "Kill Bill".
  14. Falou da sua amizade com o Matt Groening.
  15. Lembram daquela história dos seis graus de separação ? Descobri que existem quatro graus que me separam do Homer Simpson ! : eu sou

    amigo do Adriano Wilbur, que é amigo do Bill Plympton, que é amigo do Matt Groening, que é criador do Homer ! :)
  16. Bill nos mostrou seu caderno de idéias, com rabiscos feitos em Bruxelas.
  17. Ele mostrou um making-of do novo longa "Hair High".
  18. Mostrou em première mundial o novo curta "Guard Dog" uma pequena obra-prima de humor negro.
  19. Contou como funciona seu esquema de produção, ele mesmo produz todos os seus filmes e consegue viver (e bem) do que cria. Ele descreveu

    com detalhes como faz pra ganhar dinheiro, diante de uma platéia européia que sempre é cheia de pudores pra falar de dinheiro.
  20. Contou sua experiência com cinema normal (com atores). Foi catastrófica. Incluindo filmagens desastrosas nas ruas de New York, onde

    foi atacado a tesouradas por um travesti. Disse que coisas assim não acontecem quando se faz animação. "Quando você anima você é Deus".
  21. Disse que não curte muito 3D.
  22. Falou que é membro da academia (do Oscar).
  23. Desenhou também o tipo de personagem que ele odeia, e que geralmente os adolescentes desenhistas mostram pra ele, foi bem engraçado.
  24. Ele recebeu os alunos no intervalo pra criticar os trabalhos e portifólios destes.
  25. Fez um desenho do Guard Dog pra Marcia.
  26. O festival Anima termina hoje com uma pequena preciosidade: uma seleção de 9 curta metragens de animação com o tema "Gatos", com

    filmes de todas as épocas, de 1928 até hoje, para o prazer dos felinófilos.

quinta-feira, fevereiro 26, 2004

10 coisas esparsas sobre música




  1. Bacana isso.
  2. Será o Franz Ferdinand apenas mais um Strokes? ouvi "Darts of Pleasure" e gostei.
  3. Quem vai lançar um disco é o casal Benjamin Biolay e Chiara Mastroianni (a segunda mulher mais linda do mundo, filha da Catherine e do Marcelo), influenciados por Kings of Convenience, só pode ser bom.
  4. Jane Birkin vai lançar um disco de duetos, entre seus comparsas estão: Bryan Ferry, Françoise Hardy, Caetano Veloso, Beth Gibbons entre outros. Ouvi "Strange Melody", dueto com a Beth e achei formidável!
  5. Música do dia: Mickey 3D : "Johnny Rep". Tem um acordeon matador.
  6. O Divine Comedy está de volta.
  7. O Blue Afternoon teve uma resenha belga no zine L'Entrepôt.
  8. A Marcinha está triste por não poder ir ver o Kraftwerk. Já está SOLD-OUT.
  9. Mas estão na agenda ainda: Mum , A Silver Mt. Zion, Lambchop (no dia do niver dela).
  10. Speakerboxxx, o filme! vai ser : "uma comédia musical que mistura A Cor Púrpura e Amelie Poulain" segundo o diretor Bryan Barber.







domingo, fevereiro 08, 2004

Master Class com Bill Plympton no festival Anima 2004

Eu e a Marcia fizemos agora pela internet a inscrição para um "master class" com o desenhista e animador Bill Plympton. Será no sábado 28 de 10h até 18h, onde ele mostrará suas técnicas que fazem dele um dos principais animadores independentes da atualidade. O festival ainda mostrará uma première de seu novo longa metragem : "Hair High".

Links
Festival Anima 2004
Master Class com Bill Plympton


Site do Bill Plympton


O novo filme Hair High



Entrevista do Adriano( que é amigo do figura) com o Bill
Meus 3 discos prediletos de 2003







 




 







sábado, fevereiro 07, 2004

Cherry

Clique na capa do single ao lado e veja o clip de Cherry Blossom Girl do Air, realizado por Kris Kramski, mais conhecido pelo filme SexHibition 1. Esta versão do clip é a não censurada.

quarta-feira, fevereiro 04, 2004

Glass Engine

Não é nada de novo, mas só agora descobri todos os encantos. Uma verdadeira obra-prima em Java, um projeto de pesquisa da IBM criou a mais criativa e genial discografia de um artista já vista na internet : "The Glass Engine" possibilita uma navegação por toda a obra de Philip Glass a partir de critérios subjetivos como : alegria, tristeza, intensidade, densidade, velocidade, e ainda critérios objetivos como : ano de edição ou duração da obra. O melhor de tudo é que dá pra ouvir a obra interinha dele no site, mais de 60 discos.

Links
Glass Engine
Philip Glass Official Web Site

terça-feira, fevereiro 03, 2004

Pussy R





Ela voltou!


segunda-feira, fevereiro 02, 2004

10 idéias para a retomada do Ted




  1. Terminar os últimos detalhes do meu próprio sistema de blogging + comentários.
  2. Encontrar um bom hosting para o meu sistema de blogging. (ASP.NET)
  3. Migrar do Blogger para o meu novo sistema.
  4. Se tudo funcionar bem, oferecer o sistema para blogs amigos.
  5. Manter uma regularidade razoável de posts.
  6. Tem pessoas que chegam aqui todos os dias, mesmo sem posts desde novembro.(!)
  7. Publicar a lista dos meus filmes prediletos de 2003.
  8. Escrever sobre Lost in Translation e a paternidade.
  9. Criar 2 novos blogs tematicos: "el boton derecho del raton" e "100 minutos"
  10. Um será sobre informática e outro sobre cinema.